quinta-feira, julho 21, 2011

Rio da Conceição - Ponte Alta

Hoje foi um grande dia! Acordamos cedo e saímos rumo a Rio da Conceição. Começamos a fazer o trajeto até Ponte Alta do Tocantins e de cara conhecemos uma equipe que tem um programa de aventuras, uma revista e viajam pelo Brasil em busca de emoções.

Eles estão com um antigo caminhão de bombeiro modificado, que era usado nos aeroportos para combater incêndio. Atualmente, o caminhão é um estúdio sobre rodas em busca de lugares inóspitos e de aventura. Vale a pena conferir o site.

Seguimos do Rio da Conceição até a estrada para a cachoeira da Fumaça, já dentro da Serra Geral do Tocantins. A estrada tinha muita terra e areia, foi um bom treino para a TO255, rumo ao Jalapão. Fui bem devagar, não queria cair e muito menos me machucar ou danificar minha querida e amada Vick. Porém, no primeiro banco de areia vou para o chão em uma bela queda na areia fofa. Bom começo para mostrar que a estrada merece respeito.

Chegamos na cachoeira da Fumaça. Impressionante! Existe uma ponte de madeira, a cachoeira fica na parte de baixo, um belo mirante e uma trilha paralela para descer e conhecer a parte de baixo. Os corajosos podem passar por detrás da cachoeira. Fui até a metade, mas estava ventando muito e jogando muita água. Qualquer queda neste local seria fatal, pois a força da água impressiona e parece um liquidificador. A água fica igual um redemoinho, muito lindo mas apavorante.

Depois segui para a cachoeira do Soninho. O sol do Tocantis é exaustivo e torra a cachola. Então é extremamente indicado tomar muita água, se alimentar bem, além de usar protetor solar, protetor labial, principalmente para quem for fazer o trajeto de moto. Você tem que estar bem fisicamente o tempo todo, qualquer descuido prejudicará a sua viagem.

Chegamos na cachoeira do Soninho e tivemos uma grata surpresa: muita água e uma força descomunal. Voltamos para a estrada e seguimos para a bifurcação, na qual há uma placa com a indicação de a esquerda para o município de Almas, a direita para Ponte Alta do Tocantis. Desta placa percorremos 25km até e entrada de Pedra Furada. Dica dos guias locais.

Bem... fizemos esse trajeto e erramos a entrada. Pegamos um trecho de areia fofa, terrivelmente exaustivo, devido as motos estarem pesadas. Tivemos que voltar e logo a frente estava a entrada certa, com o mesmo areião.

Encontramos com um casal de Belo Horizonte em uma Pajeiro Full. Eles estavam indo para a Pedra Furada, mas não quiseram nos dar corona. Achei um absurdo e total falta de companheirismo e camaradagem. Ainda mais por estarem em um local que ficamos cruzando com pessoas que estão fazendo a viagem para o Jalapão. E quando alguém fica perdido ou um carro atola na estrada sempre tem alguém para ajudar. Pode demorar, mas sempre tem ajuda, ainda mais nesse época do ano, alta temporada.

Enfim, tirei todo os meus alforges e equipamentos e fizemos o trecho no marra e no braço. chegamos no fim da tarde na Pedra Furada com o sol se pondo. Coisa linda de morrer! Exastos, porém, felizes. Chegamos a noite em Ponte Alta do Tocantins.

1. Primo, estou amando sua aventura, as fotos estão de arrasar. Que Deus te proteja! Beijos