sexta-feira, setembro 14, 2012

RODOVIA FANTASTAMA BR 319 2012 DIA 21 ,22

FINALMENTE CHEGAMOS EM HUMAITÁ ,

já estava quase anoitecendo , aproveitamos para comprar comida para o proximo trecho , tão sonhado e tão temido , pelo menos por min , a rodovia fantasma, ou Br 319 , pois e um trecho que liga Humaitá ate manaus , sendo 640 km , sem posto de gasolina , sem local pra comprar comida , com poucas pessoas morando , e muitas pontes em mal estado de conservação , fora os causos da presença de onças pelo caminho .
Deixei a moto pronta , fomos jantar , o calor estava demais como sempre em toda a transamazônica , dormi meio tenso e preocupado , tive ate um pouco de insônia , saímos cedo , despedimos do nosso amigo eugênio que seguiria viagem para porto velho , foi foda ver meu companheiro de viagem indo embora , esse cara foi super importante na viagem , me ajudou o tempo todo , super prestativo , tinha seu ataques de colerá , mais faz parte , sem ele não teria conseguido , aliás todos os meus companheiros , foram muito importante , cada um do seu jeito e no seu tempo , sem eles a viagem não teria sido a mesma , e com certeza eu não teria conseguido chegar em Manaus ,fica aqui meu agradecimento , aos motociclistas , claudio teixeira , luis carlos honório e josé eugênio ....

Após a despedido do meu amigo eugênio , seguimos pelo primeiros kilomentros ate o entrocamento da br 319 , a estrada estava péssima , muitos buracos e areia fofa , com muita dificuldade chegamos no entrocamento e na famosa placa , estava escrito Manaus 640 km , encontramos com um cara vindo de CG no sentido contrário ao nosso , ou seja de manaus , era um mineiro indo para o Acre , procurar terra barata para comprar e cultivar banana e melancia , realmente o brasil e muito diversificado , e cada um ganha a vida de maneiras diferentes , e é muito legal o estilo de vida de cada pessoa , nessa imensidão do nosso país !! o povo brasileiro e especial !

esse cara e de minas gerais , estava voltando de manaus pela br 319 , indo para o acre em busca de terras baratas para plantar banana e melancia !!!!

colocando as coordenadas no gps , na vila realidade

Pegamos a estrada em direção a Manaus  , nem estava acreditando que estava na rodovia fantasma , pois estava planejando essa viagem ja tinha 1 ano , tinha lido livros , relatos , visto videos , e finalmente esta com minhas proprias pernas , quer dizer moto  , isso e muito recompesandor , conseguir realizar um sonho , paramos nos catarinas , o primeiro ponto de apoio ,  encontramos com outros motociclistas , e só encontrariamos novamente em manaus !
Fiquei ali um pouco nos catarinas conversando  , e ouvindo um pouca da história dessa familia , que ja tem uns 2o a 25 anos , que moram naquele lugar , 4 filhos , e estão sempre esperando o asfalto chegar , para chegar o progresso por aquelas bandas , mais paracem super felizes de morar ali , levando uma vida tranquila no meio da floresta Amazônica , são muitos receptivos e já acustumados a receber os aventureiros que por la passam !

as entradas das pontes , sempre perigoso , moto com galão e as garrafas pets 2 litros com gasolina

na casa dos catarinas na b r319

olha a motoca do miguelito , mochila cargueira ideal kk , galão mal amarrado , e o bau deve estar em algum lugar no chão ..

olha nosso novo amigo miguelito ! gente boa !

posto de gasolina abandonado ! na br 319

calor demais !!! sempre colocava a toalha para proteger do sol !

Após sair do catarinas , logo nos primeiros kilomentros , achamos um cara caido no chão , paramos para conversar e ajudar , era um italiano ,que estava fazendo a rodovia fantasma , sozinho , estava mal informado , pois não sabia das dificuldades do trajeto , tinha somente 2 pães com queijo , não tinha água ,  estava sem os equipamentos de segurança , sem bota , sem luva , estava com sua bagagem em uma grande mochila cargueira , e estava levando um galão de gasolina , pois tinha sido informado que dava para fazer o trecho para manaus , e que só tinha que levar gasolina , seu nome era miguel , apelidos de miguelito , a partir dai , ajudamos o cara ,  e ficou nosso amigo ate o final da jornada , sua mochila incomodava demais , seu baú caiu varias vezes , e seu galão de gasolina tambem esta mal amarrado , enfim , ajudamos o cara , e não conseguimos chegar no igapó açu , nosso destino para aquele dia , então já era 5 hs da tarde , e estavamos rodando a 20 a 30 km por hora ,devido a dificuldade do trajeto , a enorme quantidade de pontes , então decidimos ficar na torre da embratel , pois estavamos de frente para uma , no nosso caso , torre marielson , estava com a planilha de toda a br 319 , que meu amigo joão de buzios , tinha feito e me passou as informações , com todas as pontes ,nomes , coordenadas no gps , etc . fui muito util para ter uma noção de onde estavamos e do proximos pontos , enfim demos sorte que a torre estava com o cadeado aberto , mais nao tinha ninguem , decidimos entrar assim mesmo , montamos nossas barracas , mais tarde , chegaram 3 funcionários da embratel , que fazem a manutenção das torres , foram muito simpáticos conosco , e  o Eliesio , um funcionário da embratel me emprestou sua rede , então eu emprestei minha barraca para o miguelito .
tinha uma cachorrinha muito agitada , seu nome era shakira , não parava um minuto , mais muito simpática , dormimos bem , tirando o barrulho dos roncos de todo mundo  , kkk !

nosso acampamento improvisado na torre marielson !!!

cachorrinha shakira , elétrica !
pontes em péssimos estado de conservação !

sempre paravamos para procurar tucunarés  no rio , sempr ficam escondidos atraz de galhos !!

caçadores que vivem a margen da rodovia fantasma , estavam mostrando suas armas , e mostrando armas que eles fazem , no caso do ibama tomar suas armas de fogo , eles conseguem caçar para sobrevivencia , falaram que tem onça , mais elas fogem e ficam olhando a  distância , e não atacam humanos , mais adoram quando um cachorro vai para a mata , eles só caçam para sobreviver ! foram muito simpáticos e amigaveis ! e moram na floresta porque gostam da natureza !!!

esses malucos estavam voltando da venezuela aonde foram buscar pedras preciosas , mais tiveram problemas com a fiscalização venezuelana , o carro ja estava com o radiar furado , esses sim são corajosos , se chuver estão ferrados , a rodovia fantasma neste dia quase deu congestionamento ! kkk

os caçadores indo começar o dia de trabalho !

Acordamos cedo , o  Eliezio , fez café com leite para  galera , e como gratidão entregamos 30 reais em suas mãos , ele ficou sem reação , de tanto felizidade ! mais quem estava feliz era nosso grupo pela recepção !

Continuamos cedo , e ao meio dia chegamos em uma ponte , que foi o ponto alto de toda a rodovia fantasma , estava um calor de matar , marcamos 60 graus dentro da jaqueta com o termômentro do meu amigo ,luis carlos , todos estavam cansados , com sede , e a ponte estava sem a metade das dormentes , então tivemos que refazer a ponte , para passar moto por moto , e assim finalmente chegamos exaustos no igapó açú , na pousada da dona mocinha !!! bebemos varias coca -cola , cervejas  e comemos um peixe delicioso , e apreciamos o visual do rio , e os maravilhosos botos na água !

famoso corredor na br 319 ! muito legal ! asfalto bom no meio da floresta , fechada por arvores ! muito legal mesmo !

dentro das torres da embratel , que levam fibra óptica para manaus !! alias esse e o único motivo que esta estrada ainda resiste , pois os funcionários da embratel fazem manutenção nas pontes ,senão já teria acabado !!!

nosso amigo eliezio , trazendo o cafe da manhã pra galera !!

nessa hora , a importancia de estar acompanhado , para ajudar a refazer as pontes ! a cansaço era excessivo , o calor de matar , mais a união prevaleceu e conseguimos seguir viagem !

colocando gasolina em igapó açú  para  o ultimo trecho da viagem ate manaus

Depois seguimos para a estrada , e ainda teve uma ultima emoção ,  estavamos em carreiro , a 100 km da balsa , era 7 hs da noite e a ultima balsa sairia as 20 hs ou 20 : 30 hs , então abastacemos as motos , seguimos viagem de noite , com muitos mosquitos , mais finalmente chegamos a tempo de entrar na balsa que já estava quase fechando os portões , chegamos em Manaus e estava uma galera nos esperando , foi muito bom reencontrar com  o nosso amigo claudio , e conhecer o pessoal do Brazil riders de manaus , pessoas que só conhecia por fotos e facebook !
 A missão estava cumprindo , sentimento de dever cumprido ! graças A Deus , e meus companheiros de viagem e  a todas as pessoas que me ajudaram  e acreditam nas minhas aventuras !

restaurante da dona mocinha em igapó açú !!

cachorrinho da dona mocinha !