quinta-feira, agosto 04, 2011

materia no funtastico !

Sob duas rodas


Moto Clubes e motociclistas
Quinta-feira, 07 de julho de 2011
Solitários ou em bando os motociclistas são ícones de liberdade











Os princípios do moto clube é de irmandade e tradição










Imagine pegar a estrada, sentir o vento na cara, conhecer lugares diversos e histórias fantásticas. Assim é a vida dos motociclistas, que com coragem e instinto de liberdade cortam esse mundão afora.
A vida dos motociclistas está diretamente relacionada aos moto clubes que começam a surgir na década de 30, nos EUA. Porém, somente após a Segunda Guerra Mundial é que esses grupos ganham força, uma vez que os antigos soldados encontram na motocicleta um meio de vida estimulante.
Dessa forma, os moto clubes passam a ser conhecidos como uma entidade familiar, constituída no princípio de irmandade e tradição. No entanto, nem sempre essa foi a imagem passada pela mídia e por filmes de Hollywood. Na década de 50, época conhecida como a página negra do motociclismo, os motociclistas eram denominados como foras da lei e baderneiros. Somente na década de 60 com o lançamento do filme Roustabout com Elvis Presley, que o motociclismo entrou em uma fase romântica e se tornou ícone de liberdade e resistência ao sistema.
No Brasil são cerca de 1.500 moto clubes, sendo 150 só em Minas Gerais. O mais famoso e conhecido no mundo é o “Hells Angels” e no Brasil é o “Abutres do Asfalto”, com aproximadamente 4.000 mil membros.
Alexandre Henrique de Oliveira Pinto Guimarães, ou simplesmente Xandão, integrante do moto clube “Micróbios do Asfalto”, conta que para uma pessoa se tornar membro de um moto clube ela deve primeiramente possuir uma motocicleta e começar a freqüentar os points do moto clube que deseja fazer parte. Se realmente demonstrar interesse o indivíduo pode ser convidado e apadrinhado por alguém do moto clube.
Cada membro paga uma mensalidade para cobrir os encontros, viagens, adesivos, camisetas, etc. Além disso, ele terá que comprar um colete, no qual colocará a pet (símbolo com a logomarca e o nome do moto clube ao qual pertence) e terá também alguma função dentro do moto clube. Todo moto clube possui um presidente, vice-presidente, fundador, tesoureiro, relações públicas, diretor e conselheiro.

Xandão já fez 15 viagens pelo Brasil
Aventureiro, Xandão já fez 15 viagens pelo Brasil e está em preparação para sua próxima viagem para o Jalapão, no estado do Tocantins. A previsão de partida é para o próximo sábado, 09. Segundo ele, a paixão por moto surgiu ainda criança: “Eu ficava louco quando via alguma moto na rua. Meu tio Fabinho tinha uma moto, mais ninguém podia chegar perto dela, daí eu falei pra mim mesmo: quando crescer vou comprar uma!”. O sonho só se realizou aos 30 anos.
Xandão conta que já viveu muitas experiências durante suas viagens, já chegou até a se apaixonar por uma garota, com quem viveu momentos divertidos e prazerosos. Segundo ele a viagem mais emocionante foi a de Belo Horizonte aos Lençóis Maranhenses. “Sempre sonhei em conhecer o nordeste do Brasil, e de moto foi algo sensacional.”. Ele passou por cachoeiras e pontos turísticos da Chapada Diamantina e Salvador, no estado da Bahia; Aracaju, no Sergipe; Maceió, no Alagoas; Porto de Galinhas, no Pernambuco e Natal, no Rio Grande do Norte.
Atualmente, um dos problemas enfrentados pelos moto clubes e principalmente pelos motociclistas é conseguir patrocínio para as viagens. Xandão só conseguiu patrocínio para a viagem do Jalapão, após ganhar visibilidade com a viagem para o nordeste. O que as empresas do ramo automobilístico não percebem é que essa é uma ótima maneira de divulgar sua imagem e produtos, já que os motociclistas podem levar sua marca pra diferentes localidades.
Quem quiser acompanhar a viagem do Xandão é só acessar seu blog.

2 comentários: